Um sítio de dieta, sempre em busca da linha... Já que "Ser gordo/a Hoje" é não estar ancorado à margem dos prazeres da vida.

.posts recentes

. ...

. Chegou mais um verão...

. Tudo de bom neste ano 201...

. Acabaram-se os doces!!

. Diabetes??? Não faltava m...

. Petiscos ...

. Dilema..

. Nunca é demais recordar

. variedades de linhaça

. Síndrome Metabólica

.tags

. todas as tags

.arquivos

. Julho 2010

. Janeiro 2010

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Maio 2009

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Janeiro 2008

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Fevereiro 2007

. Novembro 2006

. Agosto 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Junho 2005

. Maio 2005

. Abril 2005

. Março 2005

. Fevereiro 2005

Domingo, 21 de Agosto de 2005

O leite e a sua importância

Como um fermento de vida



O que caracteriza este alimento dos demais é o aspecto de ser o primeiro alimento que recebem todos os seres mamíferos. Graças a ele, muitos seres vivos, animais e humanos duplicam o peso num período de apenas seis meses...

O leite é realmente um alimento muito especial. Na sua composição fazem parte água (88%), hidratos de carbono (4,5%), proteínas de alto valor biológico (3,3%), sendo a principal a caseína, e ainda gorduras saturadas (3%).


O resto está formado por vitaminas: vitamina A, vitamina B2 (riboflavina), vitamina B1 (tianina) e minerais: cálcio, magnésio e potássio.


Contudo o leite é pobre em vitamina C, vitamina D e ferro.


O leite, como já é do nosso conhecimento, é um alimento muito completo, mas calórico. Por exemplo: um litro de leite de vaca terá cerca de 640 calorias. É por isso que se recomenda a quem está de dieta o consumo de leite desnatado ou magro.




Se analisarmos detalhadamente a composição do leite  de vaca conseguiremos descodificar o segredo de Cleópatra, na paixão por banhos de imersão neste precioso e completo alimento, usava-o como o seu principal método para prolongar a beleza...


Marcos Vicentti


A  principal componente do leite, como já demonstramos, é água, pelo que vai seguramente manter a nossa pele perfeitamente hidratada.

 

A vitamina A é indispensável para ter uma boa visão; contribui para o crescimento e o desenvolvimento harmonioso do esqueleto; é importante conservar a pele e as mucosas em bom estado; aumentam a capacidade de defesa do organismo face a agressões exteriores.


A vitamina B2 ou Riboflavina é imprescindível para produzir energia necessária para as células; necessária para o mantimento da visão, pele, unhas e cabelos saudáveis; permite uma maior regeneração dos tecidos com uma função reguladora da utilização das proteínas, gorduras e açúcares.

 

O Cálcio ajuda a manter os ossos e dentes em bom estado; intervém na contracção  muscular ou  cardíaca.

 

O Magnésio, como elemento antioxidante, intervém na produção de energia; evita o endurecimento das artérias e opõe-se ao desenvolvimento de placas de "gordura"; é essencial na condução nervosa diminuindo a excitabilidade do sistema nervoso central; assegura a coordenação entre o cérebro e os músculos transmitindo os impulsos nervosos e contribuindo  na relação muscular, protector do coração e da circulação, necessário para o crescimento e mineralização do osso assim como para a defesa do organismo.

 

O potássio regula o equilíbrio da água no organismo, necessário para que as células funcionem correctamente encaminhando as substâncias nutritivas através das membranas celulares; participa na transmissão do impulso nervoso; controla a actividade do músculo cardíaco e é imprescindível na contracção muscular; é necessário no período de crescimento e de reparação celular.

busto de Miguel Angelo

 

Cleópatra, rainha do Egipto, já no ano 70-30 a.C. ao utilizar diariamente o leite no seu tratamento de beleza  parecia intuir a importância do consumo deste líquido como um perfeito elixir de saúde e juventude.

 

 

 

 

Uma receita

 


 

Banho de leite de burra de Cleópatra.

Muitos ouvimos falar dele, mas poucos se atreveram a realizá-lo, quem sabe se por dificuldade em adquirir o leite da burra..., em fim, já que falamos do leite e da sua maior fã aqui vai uma receita que colhi por aí para o tratamento de beleza, dizem dará uma luz, maior hidratação e uma boa nutrição à pele. O tempo para a realização deste tratamento é de 20 minutos dentro da banheira.

 

Ingredientes:

1/2 chávena de leite em pó

1/4 de farinha de milho (maisena),

1/4 de chávena de mel de abelha,

10 gotas de óleo essencial de rosas (ou outro que agrade, um bom óleo essencial de rosas é muito caro),

umas velas aromáticas (caso lhe apeteça aromatizar o ambiente e conseguir um maior relaxamento),

uma luva ou esponja natural,

 

Procedimento:

Misturam-se todos os ingredientes numa batedeira com água. Quando a mistura estiver preparada, adicioná-la lentamente na banheira, ao abrir a torneira deve-se ter cuidado que ela se misture bem.

Acendem-se as velas, e submerge-se desfrutando este pequeno paraíso...

 

 

 
publicado por marce às 18:49
link do post | Deixa aqui o teu recado | favorito
1 comentário:
De Anónimo a 23 de Agosto de 2005 às 01:00
Gostei muito da tua visita ao meu blog! Quanto ao teu, é um doce! Força nessa batalha!... Juro que vou tentar pôr em pática essa receita do banho e, depois, conto como foi. Muitos beijinhos e volta sempre ao meu cantinhomarie
(http://dietavirtual.weblog.com.pt)
(mailto:manuelacb@aeiou.pt)

Comentar post

.tags

. todas as tags

.favorito

. Eu vou nº 1

.links

.Como vai a a minha dieta?

Estou há

 

 

0 dias!

 

sem cometer deslizes.
Meu record são 00 dias!
blogs SAPO

.subscrever feeds