Um sítio de dieta, sempre em busca da linha... Já que "Ser gordo/a Hoje" é não estar ancorado à margem dos prazeres da vida.

.posts recentes

. ...

. Chegou mais um verão...

. Tudo de bom neste ano 201...

. Acabaram-se os doces!!

. Diabetes??? Não faltava m...

. Petiscos ...

. Dilema..

. Nunca é demais recordar

. variedades de linhaça

. Síndrome Metabólica

.tags

. todas as tags

.arquivos

. Julho 2010

. Janeiro 2010

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Maio 2009

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Janeiro 2008

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Fevereiro 2007

. Novembro 2006

. Agosto 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Junho 2005

. Maio 2005

. Abril 2005

. Março 2005

. Fevereiro 2005

Segunda-feira, 15 de Agosto de 2005

Coisas sobre dietas que todos sabemos...


Erros e Mitos.


Muitas vezes perguntei-me se era verdade que a água ou o sal engordavam (na minha infância corria a expressão de que: "Até a água engorda!"). Perguntei-me se para emagrecer deveria esquecer o pão e as massas (sempre cortadas em qualquer plano de dieta há uns anos atrás) e comer umas míseras bolachas de água e sal... Ou até mesmo saber se podia "petiscar" entre as refeições. Todos eram fortes em conselhos sobre o tema alimentar. Todos, toda a gente, entendia muito do que fazia ou não fazia mal. E, quando chegamos a um peso exageradamente grande como o meu começamos a ter outros problemas...


Claro, chega-se à conclusão de que tudo mão passa de mitos, que todos criámos à volta dos alimentos ou das horas a que podemos ou não podemos comer.



Como não estamos bem connosco, sem apresentar uma qualquer justificação, partimos para o metabolismo e justificámo-nos através dele. Dizemos de que é lento, etc., etc... e parece que esquecemos que para ele (metabolismo) gastar mais calorias há que fazer mais exercício ou ter uma maior actividade física que permita aumentar o músculo e aumentar a actividade metabólica.


E as vitaminas? Será que engordam?? Segundo as pesquisas que efectuei não só não engordam como são até fundamentais para se manter um organismo saudável. O que engorda são as gorduras ou os hidratos que lhes juntamos.

Afinal para emagrecer deve ser feita apenas uma refeição por dia? Redondamente Não! Os conselhos dos nutricionistas são consensuais nesta matéria. Todos devemos fazer pelo menos 3 refeições (café da manhã, almoço, lanche e jantar), desta forma o nosso metabolismo se manterá activo, embora, com rigor, digam que o ideal é comer de 3 em 3 horas. 


A fruta engorda? Em geral engorda menos do que outros alimentos, mas há frutas que sim, têm um maior conteúdo calórico como os figos e o abacate, pelo que deveriam ser consumidos esporadicamente.


As bebidas com gás engordam? Se elas engordam não é precisamente pelo gás que contêm mas sim pela sua elevada quantidade de açúcar que possuem, como são bem exemplo disso os refrigerantes.



A fruta engorda consumida depois da refeição? Um peça de fruta contém as mesmas calorias quer se coma antes ou depois das refeições. Caso se consuma antes das refeições têm a vantagem de produzir uma saciedade devido ás suas fibras que a compõem, evitando por isso uma maior ingestão de alimentos posteriormente. A ordem em que se ingerem os alimentos não importa se a quantidade de calorias for a mesma. 


O sal engorda? Tomado em excesso pode produzir retenção de líquidos nas pessoas com predisposição para isso, e por isso convém reduzir a sua ingestão.


Os alimentos light emagrecem? Têm corrido rios de "tinta" sobre este assunto. Os alimentos light contribuem com menos quantidade de calorias do que os seus equivalentes convencionais, mas se se tomam em excesso também podem provocar um aumento de peso de importância. Contudo nem sempre ficou provada de que o valor calórico destes produtos é menor.


O meu excesso de peso é porque retenho muitos líquidos? Às vezes ouvimos comentar isso... Há que desmistificar esta crença popular já que tanto o sobrepeso como a obesidade se caracterizam por um excesso de gordura corporal e não de água. Portanto, o uso indiscriminado de diuréticos, sem o acompanhamento médico, constitui um grande risco para a saúde.


Comer iogurte com frequência ajuda a regular o intestino? É verdade. O iogurte é um alimento que é muito bem digerido pelo nosso organismo, pelo que se recomenda para caso de diarreia, prisão de ventre ou digestão pesada.


E o pão? É verdade que o pão integral alimenta mais do que o branco? O pão branco é preparado com farinha refinada, que neste processo perde muitos dos minerais e vitaminas do grão e a casca, por isso sempre é melhor eleger as variedades integrais.



Engordo quando estou nervosa. Em muitas ocasiões é verdade que os estados de nervosismo ou de ansiedade podem desencadear em certas pessoas uma maior ingestão de alimentos que habitualmente são de elevado valor energético como bolachas, chocolate, frutos secos, doces etc. Um  aumento de peso com importância só se produz se a ingestão for de alimentos muitos calóricos e se estas situações de ansiedade se prolongarem por períodos muito grandes.


Faço dieta e passo fome. Primeiro, se uma dieta faz passar fome é porque está mal elaborada. Emagrecer não é passar fome. Não é abster-se de todos os alimentos. É, Aprender a comer duma forma mais apropriada, estar a educada para eleger os alimentos que convêm e nos agradam. Não os que nos agradam e engordam, nem os que não me agradam e não engordam. Não se deve passar fome jamais numa dieta.


publicado por marce às 19:36
link do post | favorito
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

.tags

. todas as tags

.favorito

. Eu vou nº 1

.links

.Como vai a a minha dieta?

Estou há

 

 

0 dias!

 

sem cometer deslizes.
Meu record são 00 dias!
blogs SAPO

.subscrever feeds