Um sítio de dieta, sempre em busca da linha... Já que "Ser gordo/a Hoje" é não estar ancorado à margem dos prazeres da vida.

.posts recentes

. ...

. Chegou mais um verão...

. Tudo de bom neste ano 201...

. Acabaram-se os doces!!

. Diabetes??? Não faltava m...

. Petiscos ...

. Dilema..

. Nunca é demais recordar

. variedades de linhaça

. Síndrome Metabólica

.tags

. todas as tags

.arquivos

. Julho 2010

. Janeiro 2010

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Maio 2009

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Janeiro 2008

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Fevereiro 2007

. Novembro 2006

. Agosto 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Junho 2005

. Maio 2005

. Abril 2005

. Março 2005

. Fevereiro 2005

Domingo, 1 de Maio de 2005

Brincar com os alimentos...

Um arco-íris cheio de vitalidade




  Comer com os olhos é fundamental para quem está em dieta. Ter a satisfação em olhar pratos coloridos e saber que deles se vai tirar o melhor partido, em nutrientes essenciais para as suas necessidades fisiológicas, dá um enorme prazer que levanta o ego e, transforma a dieta num jogo divertido e interessante. A cor é uma óptima ajuda para selecção dos alimentos com boas doses de proteínas, fibras, vitaminas e minerais. Uma dieta da cor permite saborear cada alimento e obter duma maneira mais rápida a saciedade. Variar é a palavra-chave. Outro aspecto positivo é o de conseguir evitar-se os excessos, pois quando se presta atenção sobre cada alimento ele passa a ser a figura principal, ganha importância pela qualidade, pelo que nos fornece, adquire uma personalidade própria.


 </font>  Podem-se dividir os alimentos em 6 grandes grupos de cor.
Amarelo  e  Alanranjados:


  Vêm do betacaroteno, ou pro-vitamina A.


  É fundamental para a manutenção dos tecidos e dos cabelos. Também beneficia a visão nocturna e actua no metabolismo das gorduras. Os alimentos amarelos são ricos em vitamina C, que participa da síntese de colagénio com acção antioxidante contra os radicais livres. 


   Pertencem a esta categoria: Ananás, abóbora, ameixa, caju, damasco, cenoura, laranja, limão, toranja, mamão, maracujá, melão, milho, nêspera,  pêssego, pimento amarelo, tangerina, etc.


 


Brancos:   


  Vêm da flavina. A presença desta cor branca nos alimentos dão a indicação de que são ricos em minerais, carbohidratos, vitamina B6 e outros nutrientes. Favorecem a renovação das células, do sistema imunológico, melhoram as defesas orgânicas. Legumes e vegetais brancos costumam ter cálcio e fósforo que ajudam na formação e manutenção dos dentes e na elasticidade dos músculos.


Pertencem a esta categoria: Batatas, maçãs, algas marinhas, alho, banana, cebola, chuchu, cogumelo, couve-flor, feijão branco, mandioca, pêra, nabo, pinhão, rabanete, etc.


 


Verde:    


  Vêm da clorofila, considerado um potente energético celular. Segundo a cultura chinesa, comer folhas verdes aumenta a oxigenação e melhora o metabolismo da energia. Outro aspecto importante é o efeito de potenciar  os nutrientes concentrados nos vegetais como a vitamina C importante para aumentar a resistência do organismo às infecções. São ainda uma boa fontes de vitaminas A,B e E, sais de ferro e fósforo que evitam o cansaço mental e estão ligados à produção de glóbulos vermelhos.  São antioxidantes com uma elevada quantidade de bioflvonóides e indóis, luteína e zeaxantina que nos defendem contra diversos tipos de cancro,melhoram a visão, defendem de problemas do foro digestivo, problemas do sistema nervoso


  Pertencem a esta categoria: Pêra abacate, aboborinha, acelgas, alfaces, repolhos, salsa, agrião, pimento verde, brócolos, couves, kiwis, ervilhas, favas, pepino, agrião, espinafres, etc.


 


 


Vermelho


 Semelhantes ao betacaronetos estes vegetais são normalmente associados à vitamina C numa dupla com efeito antioxidante que, entre outros benefícios, colaboram na protecção das doenças cancerígenas e do stress.


  Pertencem a este grupo Beterrabas, cerejas, morangos, framboesas, melancias, nectarinas, pimentos vermelhos, romã, tomates, etc.



Castanho:     


  Ricos em fibras, os alimentos desta cor regulam o funcionamento do intestino, prevenindo problemas que vão desde a prisão de ventre até ao cancro. Também são bons auxiliares no controlo do colesterol e da diabetes, melhoram a flora intestinal. As sementes oleaginosas, incluídas neste grupo, excelentes em selénio, um importante mineral, e de vitamina E. Têm efeito antioxidante, vasodilatador, anticoagulante e contra a fadiga.


  Pertencem a este grupo alimentos os frutos secos, amêndoas, amendoins, avelãs, grão-de-bico, nozes, soja, trigo, arroz integral, canela, centeio, cevada feijão, pão integral, castanha, entre outros.


 


Preto ou roxo:          


  Os Alimentos com a tonalidade preta, roxa ou azulada contêm antocianina, um tipo de pigmento ligado à presença da vitamina B1. É justamente a Vitamina B1 a responsável pela transformação dos carcohidratos e outros nutrientes em energia. A Falta da B1 pode levar à perda de apetite, redução de peso e até à anorexia (um desvio de comportamento alimentar).


  Pertencem a este grupo: Alcachofra, ameixa, amora, beringela, feijão-preto, figo, uva, couve roxa.


E para coroar toda esta panóplia colorida nada melhor que terminar com a cor dourada com que nos brinda o rei do mundo vegetal - o azeite, um elemento portador de ómega 3 e ómega 6, vitamina E. É um bom antioxidante, protege a pele e aumenta o colesterol bom (HDL).

publicado por marce às 16:02
link do post | Deixa aqui o teu recado | favorito
1 comentário:
De Anónimo a 2 de Maio de 2005 às 22:20
Oi Marge, começas a saber mais de Nutrição que eu, :) Estás a fazer um trabalho excelente, força ;) jokasjorgeassunção
(http://nutrilissimo.blogs.sapo.pt)
(mailto:januarioassuncao@sapo.pt)

Comentar post

.tags

. todas as tags

.favorito

. Eu vou nº 1

.links

.Como vai a a minha dieta?

Estou há

 

 

0 dias!

 

sem cometer deslizes.
Meu record são 00 dias!
blogs SAPO

.subscrever feeds