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Quinta-feira, 28 de Abril de 2005

PIRÂMIDE

 

A nova Pirâmide dos alimentos.

 

 

 


Na base está o exercício físico.
 Esta pirâmide está a ser dinamizada pelos americanos com  fundamento no estudo de 13 especialistas em obesidade.
A sua regra baseia-se no aumento do gasto calórico com o exercício físico e a diminuição da ingestão de calorias. É neste deve e haver que se vai buscar o repor do peso saudável
Segundo estes especialistas, a ingestão calórica deve ser feita sem limitar os carbohidratos enquanto o exercício físico deverá ser uma hora  por dia ou uma hora e meia, no caso de se querer diminuir o peso. Apostam ainda na rigorosa redução de gorduras e, quando tiver de ser consumida, que seja maioritariamente com  azeites de origem vegetal, frutos secos ou peixes. Quanto aos hidratos de carbono dão preferência ao consumo de cereais integrais, caso sejam tomados ao pequeno-almoço devem ser ingeridos sem açúcar. No respeitante ás frutas e verduras, estas devem ser consumidas preferencialmente em peças em vez de sumos. A quantidade recomendada é o equivalente a quatro taças de fruta e verdura por dia. Outros conselhos incidem no dever dar preferência ao s leites desnatados (magros), consumir duas rações de peixe por semana, reduzir o sal colocando uma maior atenção sobre as cantinas escolares e restaurantes.
O álcool pode ser consumido, com moderação, uma bebida por dia para mulheres e homens.
O grupo de  especialistas espanhóis que adoptou esta pirâmide fez ainda a recomendação de que se devem fazer cinco refeições por dia, o mais variadas possível, um consumo moderado de álcool de baixa graduação, sobre vinho ou cerveja, uma vez que parecem ser comprovados  beneficios para a saúde. Também recomendam beber dois litros de água e fazer exercício físico.
publicado por marce às 08:19
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