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Quinta-feira, 29 de Setembro de 2005

Há que preparar o corpo

Amigas, que o Outono é uma estação de transição entre o verão e o inverno já toda a gente sabe. O que também sabemos, mas teimosamente esquecemos, é que esta é a melhor época para preparar o corpinho contra o frio e as humidades que virão em breve. O objectivo principal é prevenir das doenças, mantendo um nível óptimo de vitaminas, minerais e proteínas de boa qualidade, indispensáveis para a prevenção de gripes e resfriados.


Herdeiros de uma cozinha de matriz mediterrânica há que saber extrair dessa sabedoria ancestral os ensinamentos que serão os melhores aliados desta alimentação outonal.


Para nos abastecermos de vitaminas essenciais podemos seleccionar as frutas e verduras da época. As de cor amarelas, como a abóbora, que pode ser cozinhada no forno, em purés ou em cremes por exemplo, fornece uma grande quantidade de vitamina A. Os tomates, que são ricos e saborosos, são uma excelente opção e uma grande fonte de nutrientes. Podem-se confeccionar em saladas, molhos de massas, com manjericão e azeite virgem.


Também as carnes brancas e o peixe são fundamentais nesta estação do ano. Podem-se eleger as opções de congelados, que são de igual qualidade do ponto de vista nutritivo e com o mesmo sabor dos produtos frescos. O vinho, sempre em quantidade moderada, conjuga perfeitamente na mesa de Outono.


Alimentos saborosos e com poucas calorias:


Vermelhos, verdes, amarelos, laranja são as cores do Outono, da verdura, da fruta e dos legumes, ricas em substâncias muito úteis para a nossa saúde - vitaminas minerais e fibras.


Para enfrentar  com energia o Outono e sem aumentar o peso:


A aboborinha. - É um alimento muito digestivo e pobre em calorias. A flor da aboborinha, de cor de laranja, é rica de vitamina A, importante para a visão, pele, ossos e os dentes. Com uma alimentação deste tipo conseguiremos beneficiar-nos de todos os elementos indispensáveis para prepara o organismo à chegada do inverno.


A abóbora. - De cor amarela alaranjado é, devido ao seu alto conteúdo de vitamina C e beta-caroteno, um vegetal importante para proteger a visão e as vias respiratórias. Quanto mais intensa for a cor, mais elevado é o conteúdo destas substâncias "terapêuticas". A abóbora é um alimento muito versátil, muito digestiva e que pode preparar-se de muitas formas, quer como condimento de massas (risoto, ravioles), quer como base de sopas, cremes, purés ou até no forno.


Chicória. - É uma verdura com grande importância no fornecimento de fibras, elemento indispensável para preservar numerosos tumores intestinais. No seu valor nutritivo estão as vitaminas A, B2 e C, minerais e como foi referido fibras. Em 100 gramas há só 5 calorias e até 1,2 gramas de fibra.


Pimentos. - Verdes, amarelos ou vermelhos, os pimentos são também muito ricos em vitamina C, vitamina A, cálcio e fósforo, além de terem poucas calorias - à volta de 30 por 100 gramas. Dar preferência ao seu consumo cru em saladas, para aproveitar ao máximo os  nutrientes que, desta forma, se mantêm intactos.


 


 

publicado por marce às 01:41
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2 comentários:
De Anónimo a 30 de Setembro de 2005 às 00:26
olá miguinha:)
aqui ao algarve ainda não chegou o outono!!!...já tou farta de tanto calorrrr, acredita!
tens sempre óptimas dicas e excelentes textos sobre a alimentação, parabéns!!!
bjuxx grandes***+++flowerchild
(http://southbeachgirl.blogs.sapo.pt/)
(mailto:flowerchild@sapo.pt)
De Anónimo a 29 de Setembro de 2005 às 14:12
Oi, obrigada pelo carinho, passe assim, que puder lá no meu blogger, bjs e fica com Deus...Cinthia Carvalho
(http://karina.nascimento@terra.com.br)
(mailto:cinthiacarvalho@hotmail.com)

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